top of page
Buscar

Magia do Natal: O segredo por trás dos lares decorados

  • Foto do escritor: Thaliane Oliveira
    Thaliane Oliveira
  • 26 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

Qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça quando você pensa no Natal? Eu posso apostar que suas lembranças são acompanhadas de muitos elementos: luzes, bolinhas de natal, presentes, presépios e vários outros adereços que tornam tudo mágico.

Grande árvore de natal do Rockefeller Center em Nova York, com trombetas douradas e um jardim exuberante
Rockefeller Center Christmas Tree New York City - NYC Guide

Existe um estereótipo do natal, gravado em nossas mentes desde que nos entendemos por gente: o Natal de Hollywood. Sim, existe muito simbolismo para certas pessoas, mas é inegável que a data mais comercial do ano ocorre, não apenas por motivos religiosos, mas porque a melhor campanha de marketing foi criada há séculos para vender a magia do Natal. Mas calma! Não daremos razão à Ebenezer Scrooge¹ neste post.


Imagine isto – enormes árvores iluminadas, meias penduradas perto da lareira, grandes caixas com laços vermelhos e neve caindo suavemente lá fora. Isso não te lembra algum filme clichê? (Devo admitir, até os amo.)


Cena do filme Home Alone (1990), Macaulay Culkin sentado entre a decoração de Natal
Filme " Esqueceram de mim" (1990)

Mas então, por que decoramos? Não é para apelo comercial, pois não estamos vendendo nossas decorações. Decoramos porque somos atraídos pela magia. Sempre fomos programados para acreditar nisso, em qualquer forma de manifestação, seja religiosa ou não.

Acreditamos no bom velhinho e esperamos que ele magicamente materialize nossos sonhos, enfiados dentro daquelas meias e grandes caixas adornadas com laços vermelhos. É como se, por algum ato milagroso, tudo o que ansiamos e buscamos durante todo o ano estivesse lá, esperando por nós.


Decoramos porque unir a família em torno da mesa de jantar posta é divertido, e porque nós brasileiros não precisamos de muito para nos divertir, contanto que tenhamos pessoas das quais gostamos e comida à la vontê. Decoramos porque queremos reafirmar que a nossa casa não é apenas um lugar; é onde as pessoas se reúnem como família.


A união que a magia de natal proporciona é singular. A felicidade e a esperança genuínas que pairam no ar são como nenhuma outra. Os entes queridos querem visitá-lo e há uma alegria indescritível em recebê-los em uma casa totalmente imersa no espírito natalino. O Natal é uma época do ano difícil de não adorar.


Do ponto de vista psicológico, existem inúmeras razões convincentes para enfeitar a sua casa.


O ato de decorar sua casa sinaliza a chegada de uma época do ano especial e alegre. Isso aumenta a expectativa e o entusiasmo pelas festas de fim de ano, semelhante à ansiedade que as crianças sentem quando antecipam desembrulhar seus presentes.


A decoração também oferece a oportunidade de se expressar! Para muitos, é uma saída criativa, permitindo-lhes mostrar o seu estilo único e orgulhar-se da aparência da sua casa. Esta expressão criativa pode ser imensamente satisfatória e gratificante.


Além disso, tem também toda a estimulação sensorial: As decorações de Natal envolvem vários sentidos, incluindo a visão (luzes e enfeites coloridos), tato (ornamentos e guirlandas) e até mesmo olfato (velas perfumadas e biscoitos assados). Essas experiências sensoriais podem desencadear emoções e memórias positivas, - eu ainda me lembro do cheiro de pinheiro cortado nos natais da minha infância.


Também é uma oportunidade de se reconectar com memórias, pois para muitos, a decoração natalina lembra experiências de infância e tradições familiares. Essas conexões com memórias queridas podem trazer uma sensação de nostalgia e felicidade. Segundo a psicoterapeuta Amy Morin, enfeitar a casa para o Natal pode ser uma forma de o indivíduo se reconectar com o eu interior que ainda acreditava no Papai Noel.


Há também a sensação de pertencimento: muitas pessoas celebram o Natal como um feriado cultural. Decorar é uma forma de participar desta celebração cultural mais ampla e de se sentir conectado à comunidade em geral.

Segundo o Journal of Enviroment Psychology essa decoração também serve como forma de socializar com pessoas da vizinhança com quem você usualmente não tem contato. Afinal, esta é uma época de boa vontade, e as pessoas tendem a ser mais receptivas, principalmente porque relembram as festas de fim de ano – algo que alegra o ânimo de praticamente todo mundo.



Em resumo, a decoração para o Natal tem um impacto psicológico significativo, promovendo emoções positivas, nutrindo tradições, fortalecendo laços sociais e oferecendo uma saída criativa. Estes benefícios psicológicos contribuem para a sensação geral de alegria e bem-estar durante a época festiva, além de embelezar seu lar, claro!


Além disso, esses adornos carregam um simbolismo que nem todos conhecem. Cada decoração tem um motivo para ser escolhida, por exemplo, o pinheiro, símbolo por excelência do Natal - representa vitalidade, renascimento, esperança em colheitas fartas e a promessa de dias melhores pela frente, por isso ele começou a ganhar enfeites e se tornou um elemento básico em nossas decorações, mas isso é assunto para um próximo post.



E se você ainda precisa de um motivo para começar a decorar, aqui está: estudos comprovam que esta é realmente a época mais feliz do ano. Segundo o psicanalista Steve McKeown, os enfeites de Natal nos remetem às lembranças da infância, o que, consequentemente, torna os nossos dias mais alegres.


Pronto para encher a sua casa com a magia do natal? Não se esqueça de incluir uma lista de desejos ao pé da árvore, vai que o bom velhinho decide realizar seus sonhos neste ano?



Personagem Grinch vestido de Papai Noel em cena do filme How the Grinch Stole Christmas
Filme "How the Grinch Stole Christmas" de 2000.



¹(Personagem de Charles Dickens, que acredita que o Natal é uma mentira comercial.)


Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Junte-se a minha lista de e-mails e garanta seu tesouro sobre design.

Obrigado(a)!

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Pinterest Ícone
bottom of page