Transforme seu espaço: segredos para criar uma casa iluminada e aconchegante
- Thaliane Oliveira
- 14 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Você já tentou tirar uma foto em seu ambiente e descobriu que, não importa o quanto você siga dicas e regras de design de interiores, suas fotos não chegam nem perto da estética bem iluminada e arejada que você admira no Pinterest? Bem, aqui está o ingrediente secreto para boas fotos: LUZ.
Claro, todos nós adoramos o charme de espaços bem iluminados com janelas gigantes, mas sejamos realistas, nem todos os ambientes desfrutam desse luxo.
E é fácil ficar irritado com um espaço mal iluminado que pode, às vezes, parecer sombrio e sem brilho quando comparado com as imagens deslumbrantes que você encontra em seus blogs favoritos, certo?
Então hoje eu decidi compartilhar alguns truques valiosos que você poderá usar em seu espaço e que irão aproveitar ao máximo a luz natural e iluminar sua casa em um piscar de olhos.

Avalie sua iluminação existente
Antes de mergulhar em mudanças importantes, faça um balanço da sua situação atual de iluminação. Preste muita atenção a alguns fatores principais:
Iluminação Quente: Garanta que seu espaço tenha uma iluminação uniforme na faixa de 2700k - 3000k, nada de misturar, ok? Isso criará não apenas um ambiente bem iluminado, mas também uma atmosfera aconchegante.
Diversas luminárias : explore várias luminárias, como luminárias de teto, pendentes, arandelas ou luminárias de mesa e de chão. Diversificar a maneira de iluminar te dá a possibilidade de criar cenários - imagine afundar-se em um sofá confortável (saiba como escolher o perfeito aqui), com um bom livro e uma luminária de piso direcionada para iluminar sua leitura? É ao mesmo tempo confortável e funcional, não é?

Trabalhe com o que você tem
Avalie seus materiais e proporções existentes. Itens difíceis de mudar, como pisos, devem ser a base do seu moodboard para decidir os elementos a seguir. Equilibre pisos escuros com materiais em tons claros em outras partes.
Considere as proporções também. Troque móveis volumosos por peças abertas e compridas, como prateleiras e portas de vidro.
Ao inserir móveis suspensos ou sobre pés, você permite que mais luz passe por baixo e ao redor do objeto, fazendo-a fluir por todo o ambiente, criando a ilusão de que o espaço não é apenas maior, mas também mais claro.
Pufes e mesas de centro com pés e prateleiras abertas podem ser ótimas peças para experimentar.
Aposte em tons claros
Uma maneira rápida de expandir e iluminar um ambiente é pintá-lo em tons claros. As cores claras refletem a luz externa, fazendo com que o espaço pareça maior e mais arejado.

Espelhos: seus aliados iluminados
Os espelhos são uma ferramenta engenhosa que não só servem para aquele “confere” em você mesmo, mas também tem um propósito prático ao refletir a luz natural pela sala. Posicione-os estrategicamente, principalmente em frente às janelas, para preencher o seu espaço de luz sem esforço. Seja ousado com peças grandes e elegantes para infundir personalidade em sua decoração.

Elimine cortinas pesadas
Não prejudique seus esforços de iluminação com cortinas pesadas que bloqueiam a luz. Opte por cortinas de voil para permitir a passagem da luz solar, mantendo sua privacidade. Uma dica de ouro: instale cortinas do teto ao chão e estenda sua largura além do limite da janela. Isso não apenas melhora a aparência de um teto maior, mas também faz com que as paredes pareçam mais largas.
E aqui está a razão definitiva para colocar estas dicas em prática: espaços mais claros têm um impacto profundo no nosso bem-estar, melhorando o nosso humor e até aumentando a produtividade em pelo menos 18%. Portanto, é evidente que tornar o seu espaço mais claro é uma prioridade.
Pronto para iluminar sua casa?!
Commenti